Gramado sintético vale a pena? Entenda!

O gramado sintético é um dos modelos de gramado mais interessantes para decoração e revestimento. Afinal de contas, esse tipo de gramado é fácil de usar, rápido de instalar e não exige uma grande manutenção semanal ou mensal.

Gramado sintético
Gramado sintético

Se você está pensando em fazer uma nova decoração no seu jardim ou até mesmo dentro de casa, o gramado sintético certamente será uma ótima alternativa. Combine com pedras, móveis externos e outros tipos de elementos decorativos para trazer um tom natural para o espaço.

Afinal, embora o gramado seja sintético, ainda assim, ele traz muita proximidade com o que seria um gramado real e natural.

Veja também: Dicas para assistir futebol com os amigos em casa

A seguir, entenda mais sobre grama sintética e se vale a pena comprar. Continue lendo!

Será que gramado sintético vale a pena?

O gramado sintético vale muito a pena para quem deseja ter um tipo de grama sempre em dia, verdinha e muito elegante. Afinal, o gramado sintético é usado para várias finalidades – inclusive, a de decoração.

No entanto, para comprar esse tipo de gramado é preciso considerar o uso. Afinal, alguns tipos de gramado são mais indicados para espaços internos. Enquanto outros são mais indicados para espaços externos e de lazer. O que é o caso do gramado sintético para as quadras de futebol.

Esse tipo de gramado, no caso, precisa de um pouco mais de resistência, visto que será pisoteado o tempo inteiro. Mas se o seu caso é a compra de um gramado para decoração, então um modelo simples será o suficiente. 

A seguir, veja alguns benefícios de comprar grama sintética e se vale a pena para o seu projeto:

  • Não desgasta com o tempo.
  • Pode pisar à vontade.
  • Não tem manutenção e nem cuidados especiais.
  • A instalação é simples e rápida.
  • Várias gramaturas para vários tipos de decoração.
  • Gramado para ambiente interno e externo.

Não desgasta com o tempo

Um dos benefícios mais legais e importantes da grama sintética, é que ela não desgasta com o tempo. Isto é, o tempo pode passar a vontade e a sua grama sintética continuará ali, verdinha e muito resistente para vários tipos de usos.

Se você quer usar gramado sintético no jardim, então você terá um jardim sempre em dia e intacto. Afinal, mesmo sob sol e chuva, o gramado sintético ainda será uma ótima alternativa. Ele não vai desbotar e também não vai secar, como uma grama natural.

Evitar o desgaste com o tempo é ótimo para quem não quer ter que investir em jardinagem constante e até a troca do gramado. Não se preocupe com isso!

Pode pisar a vontade

A grama sintética é ótima por vários fatores. Mas um dos pontos mais interessantes para você considerar a compra de um gramado sintético é o fato de ele ser resistente ao pisar. Isto é, ele não vai secar e nem morrer se você pisar. Ao contrário de alguns tipos de gramas, principalmente as recém plantadas.

No entanto, para se certificar de que esse tipo de gramado é realmente durável ao pisar, compre um modelo que seja para isso. Isto é, você deve comprar um gramado que seja para pisar, visto que há gramados sintéticos que não são feitos para pisar. Mas sim, somente para decorar.

Os tipos de grama sintética mais recomendados para pisar, nesse caso, são as mais espessas, onde a grama é mais robusta e rígida.

Não tem manutenção e nem cuidados especiais

Outro ótimo benefício de usar gramado sintético para decorar ou para personalizar um ambiente, é o fato de que não há manutenção para ela. Isto é, você não precisa se preocupar em cortar a grama, passar veneno contra insetos e adubar para crescer melhor.

Nada disso é necessário e você poderá economizar muito dinheiro com grama sintética por conta disso. Afinal, basta instalar ela uma vez (desde que seja bem instalada) e ter uma grama sintética por muitos anos.

Para uma maior durabilidade do seu produto, considere comprar um modelo adequado para o uso. Isto é, se a grama for para pisotear, ela precisa ser mais resistente. Caso contrário, pode estragar.

A instalação é simples e rápida

A instalação da grama sintética é também muito rápida. Afinal, você não precisa se preocupar com a colocação do barro, preparação do adubo, irrigação e outras necessidades que uma grama natural exige. Com a grama sintética, você só precisará preparar bem o terreno do ponto de vista de alinhamento.

Isto é, para instalar, o terreno precisa ser plano e não pode ter buracos ou relevos. Com areia ou até mesmo em cima de um piso bruto, esse tipo de grama pode ser instalada. Basta posicionar os rolos, recortar onde há necessidade e, com cola de contato, fazer a colagem do material.

Em poucas horas, você terá uma grama sintética instalada!

Várias gramaturas para vários tipos de decoração

Há vários tipos de gramaturas para grama sintética. Você pode escolher o melhor modelo que você precisa para o seu projeto e então começar a aplicar. Para escolher, considere o uso da grama sintética.

Por exemplo, para ambientes externos onde há tráfego intenso, você deve escolher uma gramatura maior. Mas para ambientes onde a grama vai apenas servir de enfeite decorativo, então você pode escolher um tipo de gramatura mais fininha e que não seja tão resistente assim.

Nunca coloque grama sintética muito frágil em lugares que vão ser pisoteados ou lugares que vão receber tráfego intenso. Afinal, a grama sintética pode facilmente se deteriorar e você terá que comprar outra.

Gramado para ambiente interno e externo

E por fim, é preciso escolher um gramado para ambiente interno e externo. Isto é, se você vai decorar ou personalizar um jardim, escolha uma grama sintética adequada. Agora, se o que você vai fazer é revestir um piso onde há tráfego de pessoas, então o que você precisa é de uma grama sintética grossa e durável.

Os benefícios do gramado sintético são inúmeros e você certamente encontrará uma ótima grama para o seu projeto. Basta escolher de acordo com a necessidade do ambiente, compre por rolo ou metro quadrado e instale com cola de contato.