Como limpar móveis preto sem deixar marcas?

Você encontra dificuldades em manter seus móveis e deixá-los limpos de maneira correta? Em especial, quando falamos de limpar móveis preto?

Sempre que tocamos no assunto de limpeza de casa, temos que tomar alguns cuidados. Não só para mantermos o ambiente sempre limpo e higienizado, para nossa saúde, como também na maneira que realizamos essa limpeza.

Há determinados móveis que requerem cuidados diferentes uns dos outros. Alguns não podem ver nada com umidade. Outros devemos dar preferência para limpar com panos que não soltem fiapos. Quando falamos em móveis pretos, seu material e sua tonalidade devem ser levados em grande consideração no momento da limpeza. 

Afinal, como devo limpar móveis preto, prolongando sua vida útil e também otimizando o tempo de limpeza em casa, sem retrabalhos? Quer saber como? Então siga conosco nesses próximos tópicos, onde indicaremos algumas dicas valiosas para você. Vamos lá!

Peculiaridades de móveis escuros

A primeira coisa que devemos ter em mente é: móveis com tons mais escuros (assim como objetos, carros, e outros) tendem a deixar a sujeira mais aparente.

Não necessariamente porque possam sujar mais do que outras tonalidades, mas porque o tom escuro, especialmente o preto, faz a sujeira aparecer com mais facilidade.

Isso para sua aparência, além da sujeira em si que não nos é boa, é ruim e deixa o móvel com sinais de mau cuidado, a depender do nível da sujeira.

Por isso, para limpar móveis preto, sabemos que não apenas necessitamos de materiais adequados para isso, como também que podem nos exigir maior atenção. Neste sentido, demandam que realizemos mais limpezas ou limpezas constantes.

Para efeitos de design, móveis pretos são muito bem vistos e requisitados para ambientes amplos. Ou até mesmo para ampliar ambientes, em especial quando se incide muita luz solar diária.

Ademais, os tons mais escuros estão sendo muito usados nestes anos atuais para a decoração da cozinha, por exemplo. São mesclas interessantes com os azulejos e outros detalhes, contrastando com puxadores, espaços entre os armários, entre outros.

Em um ambiente mais descontraído ou de relaxamento, como uma sala, por exemplo, pede acompanhamentos mais claros para esses móveis. Aqui, como exemplo, cores mais claras de almofadas, tapetes e cortinas.

O jogo de cores usado e indicado para contrastar com móveis pretos são azul, cinza e branco, com maior frequência. Combinações como essas tornam os ambientes sofisticados e agradáveis para a convivência e o dia a dia.

Agora, sabemos detalhes sobre os móveis escuros e alguns cuidados na escolha. Mas e quanto a sua manutenção e limpeza? Quais cuidados devemos tomar ao limpar móveis preto?

Maneiras mais adequadas de se realizar a limpeza de móveis escuros

Ao possuirmos móveis pretos, devemos ter atenções redobradas, para uma limpeza constante e com o material que podemos utilizar. 

Ademais, quais os materiais mais eficientes para realizar bem e facilmente a limpeza idealizada.

Para isso, levamos em conta que alguns móveis pretos são feitos de MDF e não madeira convencional. Esse material requer alguns materiais específicos para realizarmos a limpeza, tais como:

  • água;
  • detergente neutro;
  • pano de microfibra;
  • lustra móveis de silicone.

Se sua intenção for apenas uma limpeza periódica e comum, com a retirada de pó, por exemplo, recomendamos umedecer com água o pano de microfibra e não deixá-lo encharcado.

A partir daí, passa por toda a superfície do móvel, realizando a limpeza de todo o pó. Além disso, caso haja manchas mais difíceis, basta amornar a água que passará no pano, e adicionar um pouco de detergente.

Se necessária nova demão, umedeça novamente o pano com água e uma nova quantidade de detergente, podendo acrescentar um pouquinho de álcool para potencializar a ação, mas sem agredir o móvel.

Assim, você conseguirá limpar móveis preto sem grandes dificuldades. Uma dica adicional: nunca deixe restos de água ou umidade no móvel, sempre procure deixá-lo bem seco, após cada limpeza.

Conclusão

Com o intuito de mostrar um pouco sobre a limpeza da casa e dos móveis, esse artigo visou à orientar vocês sobre os detalhes que devemos seguir ao realizar uma limpeza em casa.

Devemos ter cuidado, principalmente, com móveis e utensílios domésticos mais sensíveis, seja pela qualidade, pela cor, pelo material de fabricação, entre outros fatores.

Essas são características que demandam diferentes maneiras de limpeza. É importante termos sempre esse mapeamento, do que possuímos em nossas casas.

Assim, conseguiremos realizar de maneira direcionada a limpeza correta dos itens e aumentar sua durabilidade. Esperamos que possam agora manter-se em dia e realizar corretamente o ato de limpar móveis preto e aproveitar ainda mais seus imóveis!