Como a análise de crédito pode evitar fraudes para as empresas?

Neste artigo, trabalharemos nos tópicos abaixo acerca de como a análise de crédito pode evitar fraudes e ajudar sua empresa!

Quantas vezes passamos por situações de inadimplência com clientes? Isso provavelmente pode ter ocorrido em algum momento, em sua empresa. Tanto quando você é um cliente e o vendedor solicita a análise de crédito, como também quando você é o fornecedor, exige uma análise de crédito do cliente.

Esse processo é totalmente comum e prática convencional no mercado, em todo o mundo. Através da solicitação de uma análise, que é normalmente feita por um banco ou uma instituição financeira confiável, é possível que façamos um mapa do perfil financeiro daquele cliente específico.

Quer saber mais sobre a análise de crédito e sua relação com possíveis fraudes? Então venha conosco! Nos próximos temas, traremos mais sobre a importância deste tipo de análise e, além disso, as vantagens e desvantagens que podem surgir no processo. Vamos lá?

Análise de crédito e sua importância

Através da análise de crédito, podemos obter diversos insights e informações sobre o cliente, informados pela instituição responsável pelo serviço. É de extrema importância mostrar os reais riscos para o fornecedor, em caso de que o cliente possa estar inadimplente com a dívida, por exemplo.

Ao realizar uma venda com esse tipo de segurança, você garante seu fluxo de caixa, sem comprometê-lo. Pode promover, ademais, formas de pagamento mais flexíveis e facilitadas ao seu cliente, gerando ainda mais satisfação.

Há casos também que, além da flexibilização de parcelas, pode-se reduzir as taxas de juros que incidem sobre a dívida. A depender da política da empresa, outra possibilidade é favorecer novos negócios e condições interessantes para determinadas formas de pagamento em compras futuras.

Também devemos mencionar que essa análise é feita tanto para pessoa física como para pessoa jurídica. Isto é, pode ser utilizada em negociações B2B (business to business) – entre empresas – e também para pessoas físicas, como por exemplo, ao efetuar a compra de um eletrodoméstico, onde a loja faz o estudo do seu perfil como pagador.

Há também outras situações em que se analisam o nosso crédito como pessoa física, como:

  • pagamento de aluguel de imóvel;
  • carnês e financiamentos em varejo;
  • financiamento para compra de terreno/imóvel;
  • etc.

Dessa maneira, com intuito de gerar mais negócios e não haver prejuízos para as partes envolvidas, a análise de crédito pode evitar fraudes.

Vantagens e desvantagens em realizar a análise de crédito

Quando falamos de análise de crédito, é importante apresentar alguns pontos que representam vantagens e desvantagens. Algumas vantagens são, por exemplo:

  • Realização de negócio segura para as partes, garantindo o pagamento/recebimento devido pelo produto/serviço comercializado;
  • Maior flexibilidade ao cliente para efetuar pagamento, seja por taxas mais atrativas, descontos por adiantamentos, bem como parcelamentos mais estendidos;
  • Possibilita conhecer melhor seu cliente, de modo a não só realizar uma venda, como também de fidelizá-lo e propiciar novos negócios

Por outro lado, gostaríamos de apontar também algumas desvantagens da realização da análise de crédito, por exemplo:

  • Como todo serviço solicitado, há um custo gerado para o fornecedor/vendedor para poder realizar essas análises junto a seus (futuros) clientes;
  • Além do custo gerado, há casos em que as negociações são extensas e, após a análise de crédito, a possibilidade de venda e negócios não se tornou mais favorável.

Ressaltamos, porém, ser interessante a reflexão para a sua realização, visto que a análise de crédito pode evitar fraudes e trazer inúmeros benefícios para ambos os lados.

A análise de crédito e o seu papel com relação a fraudes

Um dos motivos principais que nos leva a estudar a possibilidade de uma venda ou realizar determinado negócio é a preocupação com fraudes.

A análise de crédito vem ao encontro dessa necessidade, sendo que a análise de crédito pode evitar fraudes e evitar que se venda algo e não receba por aquilo. Isso se torna essencial, à medida que seu negócio pode depender de uma venda e daquele valor.

Sua sustentação, seus funcionários e sua existência podem ser seriamente comprometidas. Portanto, sempre que possível e surgir qualquer dúvida ou necessidade de prevenção, estude a possibilidade de realizar uma análise de crédito.

Busque sempre uma instituição confiável, para que possa realizar esse serviço!

Conclusão

Vimos, ao longo desses tópicos, antes de tudo, como a análise de crédito pode afetar uma relação comercial e a realização do ato de compra e venda. A fim de que a transação seja segura para ambos, é uma ferramenta muito importante.

Esperamos que você possa levar todos esses fatores em consideração, tanto ao tratar de uma venda para cliente, como também, ao ser analisado para comprar algum produto ou serviço. É essencial sua realização, pois a análise de crédito pode evitar fraudes e trazer grandes resultados para as partes envolvidas.